top of page
Foto do escritorNicole

Imunidade De Rebanho: Se Vacinar Para Proteger Os Outros

Em uma população cheia de indivíduos vulneráveis, a introdução de um novo vírus* resulta na rápida propagação e infecção de várias pessoas, porque elas não estão protegidas contra esse novo vírus. Como discutimos em nosso texto anterior, os indivíduos que sobreviveram a uma infecção normalmente adquirem imunidade**. Esta imunidade concede proteção contra o vírus pois o sistema imunológico já aprendeu a combatê-lo. Quando uma grande parte da população ganha imunidade, estas pessoas agem como uma "barreira" protetora para aqueles que não podem ser vacinados. Este fenômeno é chamado de Imunidade de Rebanho. Uma vez alcançada a imunidade de rebanho, a propagação viral começa a diminuir.

Por exemplo, em uma população de 100 indivíduos, onde ninguém é imunizado, o vírus terá muitos hospedeiros para infectar. Entretanto, se 80 pessoas adquirirem imunidade a este vírus, então o vírus terá muito mais dificuldade para encontrar um hospedeiro e se espalhar. Para entender a imunidade do rebanho e a propagação do vírus, é importante considerar a maneira como o vírus é transmitido, o período de tempo em que os indivíduos podem infectar outras pessoas, e a duração da imunidade após a infecção. Há duas maneiras possíveis de se obter imunidade: por infecção natural ou por vacinação. Durante a infecção natural, é provável que algumas pessoas morram por causa do vírus. Por outro lado, a vacinação permite adquirir imunidade sem o risco de doença grave e morte, diminuindo efetivamente a transmissão do vírus. A vacina contra a varíola é um exemplo perfeito deste resultado, discutido em nosso texto "Varíola: Como deter um assassino?".

É importante se vacinar, não apenas para você se proteger, mas também para os outros. Na sociedade, haverá algumas pessoas que não poderão obter a vacina, como bebês, pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, ou pessoas alérgicas à vacina. Estes indivíduos podem ser protegidos se o resto da população for vacinada pois é menos provável que eles tenham contato com o patógeno*** ou com um indivíduo infectado. Em outras palavras, as pessoas não vacinadas ainda são vulneráveis ao vírus e devem tomar precauções para se protegerem; entretanto, se a maioria da comunidade for constituída de indivíduos resistentes, então a transmissão do vírus é reduzida. Dessa forma, os poucos indivíduos vulneráveis têm menos chance de encontrar e adquirir o vírus e, assim, ficam protegidos de forma indireta [1].


*Vírus - é um agregado de moléculas mais simples do que uma célula. Eles podem ser encontrados no meio-ambiente ou dentro de organismos vivos. Eles têm que infectar uma célula e usá-la para se multiplicarem, já que não podem se multiplicar por si mesmos. Os vírus consistem de ácidos nucléicos (DNA ou RNA), uma cápsula de proteína que contém esses ácidos nucléicos e, às vezes, um envelope externo de lipídios. A gripe, o sarampo, a AIDS e a Covid-19, por exemplo, são causadas por vírus.


**Imunidade - uma memória estabelecida que proporciona uma resposta rápida no nosso corpo contra infecções por patógenos ou moléculas estranhas. Quando combatemos e sobrevivemos a uma infecção, normalmente desenvolvemos resistência contra o organismo ou molécula que causou a infecção. As vacinas treinam nossos corpos para desenvolver imunidade contra patógenos, sem a necessidade de sermos infectados por eles para gerar essa resposta.


***Patógeno - qualquer microorganismo que possa causar infecção e doença.



————————————-

Escrito por: Nicole

Editado por: María e Natasha

Traduzido por: Alex


Biodecoded é um grupo de voluntários comprometidos a compartilhar informação científica precisa e confiável. Contudo, nós não oferecemos recomendações médicas. Se você tiver dúvidas sobre tomar uma vacina devido a condições de saúde pré-existentes, fale com seu médico ou profissional da saúde. Seu médico pode analisar seu histórico e dar as melhores recomendações de como prosseguir. Se você tiver dúvidas sobre o tópico desse post ou quiser aprender mais, comente abaixo ou nos envie suas questões.


Referências (em inglês):

  1. Randolph, H. E. & Barreiro, L. B. Herd Immunity: Understanding COVID-19. Immunity 52, 737–741 (2020). Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1074761320301709

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page