top of page
Foto do escritorNicole

Imunidade De Rebanho E SARS-CoV-2

Aqueles que não se vacinaram podem ser protegidos por aqueles que estão imunizados: Esta proteção é chamada de imunidade de rebanho. Esse conceito foi discutido em nosso último texto. Uma vez que um certo número de pessoas tenha adquirido imunidade*, bactérias**, vírus*** ou outros patógenos**** terão mais dificuldade para encontrar um hospedeiro. Portanto, a questão é: quantas pessoas imunizadas são necessárias para alcançar a imunidade de rebanho?

Os cientistas usam o número básico de reprodução (R0) para determinar matematicamente o valor para a imunidade do rebanho [1]. Imagine uma pessoa chamada João sendo infectada e entrando em uma cidade de pessoas vulneráveis à doença. R0 seria o número de pessoas que João seria capaz de infectar. Um R0 de 1 indica que João irá infectar 1 pessoa. Então, essa 1 pessoa pode infectar outra, e assim por diante. Um R0 de 2 indica que João irá infectar 2 pessoas, e essas 2 pessoas infectarão cada uma outras 2. Assim, após apenas duas rodadas de transmissão, o número total de pessoas infectadas seria 7. Esta métrica é uma ferramenta útil para acompanhar a rapidez com que um vírus pode se espalhar: Um vírus mais infeccioso terá um R0 mais alto. Então, para combater o aumento da propagação da infecção, é necessário um número maior de indivíduos imunes para atingir a imunidade do rebanho.

Quantas pessoas devem ser imunes ao vírus SARS-CoV-2 a fim de atingir a imunidade do rebanho? Se o R0 fosse cerca de 3, então aproximadamente 67% da população precisaria ser imune [1]. Em uma população de 100 pessoas, o número de novos casos de COVID-19 começará a diminuir quando 67 pessoas estiverem imunes. Isto pode ser conseguido se as 67 pessoas tiveram contato prévio com o vírus (infecção natural) ou se elas foram vacinadas. Entretanto, esta é apenas uma estimativa aproximada, pois o número exato mudará com base nas variáveis de cada população. Kwok e colaboradores (2020) estimaram o R0 para 32 países, com base em dados até 13 de março de 2020. No ano passado, alguns exemplos dos valores de imunidade do rebanho foram 85% no Bahrein, 69,6% nos Estados Unidos e 56,5% no Canadá [2], mas esses valores são atualizados continuamente.

Em uma população sem vacinação e um R0 de 3, cerca de 60 ou 70% das pessoas teriam que ser infectadas para atingir coletivamente a imunidade do rebanho contra o SARS-CoV-2. Isto é problemático devido ao número de pessoas que podem morrer se a infecção continuar seu curso. De fato, a taxa de fatalidade de uma infecção COVID-19 varia de 2% a 3% [3]. Mesmo que a porcentagem de morte seja baixa, esperar que a imunidade do rebanho seja obtida naturalmente é inaceitável, especialmente quando há uma alternativa: vacinação. A vacinação aumentará o número de pessoas imunizadas, sem o risco de morte e doenças graves.


*Imunidade - uma memória estabelecida que proporciona uma resposta rápida no nosso corpo contra infecções por patógenos ou moléculas estranhas. Quando combatemos e sobrevivemos a uma infecção, normalmente desenvolvemos resistência contra o organismo ou molécula que causou a infecção. As vacinas treinam nossos corpos para desenvolver imunidade contra patógenos, sem a necessidade de sermos infectados por eles para gerar essa resposta.

**Bactérias - microorganismos invisíveis a olho nu que consistem de uma única célula, embora possam se agrupar para formar colônias ou estruturas chamadas de biofilmes. Algumas bactérias são patogênicas, ou seja, causam doenças, como a Salmonella enterica, enquanto outras são benéficas à nossa saúde, como as que normalmente se encontram dentro do intestino.

***Vírus - é um agregado de moléculas mais simples do que uma célula. Eles podem ser encontrados no meio-ambiente ou dentro de organismos vivos. Eles têm que infectar uma célula e usá-la para se multiplicarem, já que não podem se multiplicar por si mesmos. Os vírus consistem de ácidos nucléicos (DNA ou RNA), uma cápsula de proteína que contém esses ácidos nucléicos e, às vezes, um envelope externo de lipídios. A gripe, o sarampo, a AIDS e a Covid-19, por exemplo, são causadas por vírus.


****Patógeno - qualquer microorganismo que possa causar infecção e doença.


———————————–

Escrito por: Nicole

Editado por: María e Natasha

Traduzido por: Alex


Biodecoded é um grupo de voluntários comprometidos a compartilhar informação científica precisa e confiável. Se você tiver dúvidas sobre esse tópico ou se quiser saber mais, comente abaixo ou nos envie suas perguntas.


Referências (em inglês):

  1. Randolph, H. E., & Barreiro, L. B. (2020). Herd Immunity: Understanding COVID-19. Immunity, 52(5), 737–741. https://doi.org/10.1016/j.immuni.2020.04.012

  2. Kwok, K. O., Lai, F., Wei, W. I., Wong, S., & Tang, J. (2020). Herd immunity – estimating the level required to halt the COVID-19 epidemics in affected countries. The Journal of infection, 80(6), e32–e33. https://doi.org/10.1016/j.jinf.2020.03.027

  3. Cao, Y., Hiyoshi, A. & Montgomery, S. COVID-19 case-fatality rate and demographic and socioeconomic influencers: worldwide spatial regression analysis based on country-level data. BMJ Open 10, e043560 (2020). Available at: https://bmjopen.bmj.com/content/10/11/e043560

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Decodificando A Vacina De RNAm De COVID-19

SARS-CoV-2 é um vírus de RNA que causa COVID-19. Entre as muitas dúvidas sobre a vacina contra o SARS-CoV-2, uma das mais importantes é...

Comments


bottom of page