top of page
Alba

A Vacina De Pólio X A Paralisia Mortal

Poliomielite, também conhecida como pólio, é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus. Ela é tipicamente transmitida entre pessoas pelo contato com fezes (por exemplo, se sua mão estava contaminada e você a colocar na boca). A transmissão também pode ocorrer através do contato com gotículas de líquido quando uma pessoa infectada tosse ou espirra [1]. Em alguns casos, pessoas infectadas com pólio podem apresentar sintomas parecidos com os da gripe.

Entretanto, alguns indivíduos podem desenvolver sintomas sérios. De fato, 1 a cada 25 pessoas infectadas acabam apresentando meningite, que é uma infecção dos tecidos que envolvem a medula espinhal. Além disso, aproximadamente 1 em cada 200 pessoas infectadas irão sofrer de paralisia. Isso pode inclusive ser fatal quando a paralisia impede a respiração [2]. A poliomielite normalmente afeta crianças de até cinco anos de idade [2]. Antes da vacina de pólio ser desenvolvida (um tipo em 1955 e outra em 1963), havia mais de 15.000 casos de paralisia causada pela pólio por ano nos Estados Unidos [3].

Em 1988, o número de casos de pólio em mais de 125 países era de aproximadamente 350.000 [2]. Em contraste, em 2018, havia apenas 33 casos. Como isso aconteceu? Então, em 1988, a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI, em inglês) foi lançada e, graças à colaboração de governos nacionais, do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), da Organização Mundial da Saúde, UNICEF, Rotary Internacional e outros, o número de casos caiu em mais de 99% [2].

Se a GPEI não tivesse sido implementada, mais de 18 milhões de pessoas estariam sofrendo de paralisia devido à pólio atualmente [4]. Esse é um exemplo do quanto determinação e cooperação entre instituições podem nos ajudar a salvar vidas e a assegurar a qualidade de vida de crianças ao redor do mundo.


—————————

Escrito por: Alba

Editado por: María e Natasha

Traduzido por: Alex


Biodecoded é um grupo de voluntários comprometidos a compartilhar informação científica precisa e confiável. Contudo, nós não oferecemos recomendações médicas. Se você tiver dúvidas sobre tomar uma vacina devido a condições de saúde pré-existentes, fale com seu médico ou profissional da saúde. Seu médico pode analisar seu histórico e dar as melhores recomendações de como prosseguir. Se você tiver dúvidas sobre o tópico desse post ou quiser aprender mais, comente abaixo ou nos envie suas questões.


Referências (em inglês):


  1. What is polio? (2021). CDC. Available at: https://www.cdc.gov/polio/what-is-polio/index.htm (Accessed 3 April 2021).

  2. Poliomyelitis (2021). WHO. Available at: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/poliomyelitis (Accessed 3 April 2021).

  3. Polio elimination in the United States (2021). CDC. Available at: https://www.cdc.gov/polio/what-is-polio/polio-us.html?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fpolio%2Fus%2Findex.html (Accessed 3 April 2021).

  4. Global immunization (2021). CDC. Available at: https://www.cdc.gov/polio/progress/index.htm (Accessed 3 April 2021).

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Varíola: Como Parar Um Assassino?

A varíola (causada pelo vírus* da varíola) é uma das doenças mais letais que a humanidade já enfrentou. Há evidências de varíola desde o...

Que Tipos De Vacina São Normalmente Usados?

O propósito de uma vacina é ajudar o sistema imune a reconhecer um patógeno antes que ele cause danos ao seu corpo. Contudo, a maneira...

Comments


bottom of page