Com a disponibilidade de vacinas contra COVID-19 se expandindo, surgem preocupações sobre os efeitos a longo prazo que elas podem causar. Considerando a velocidade com que a vacina foi criada, esta preocupação é razoável. Como é possível saber as possíveis conseqüências a longo prazo de uma vacina que acabou de ser criada? Vamos analisar o que já sabemos sobre ela.
Embora a vacina de RNAm seja nova, a tecnologia não é. Estas vacinas têm sido usadas extensivamente em testes durante anos - em casos de HIV [1] e câncer [2]. Na verdade, há um ensaio clínico na fase II que está usando a vacina de RNAm contra câncer para tratar casos de melanoma avançado [3] (se você quiser saber mais sobre as diferentes fases de desenvolvimento de vacinas, você pode ler nosso post ou assistir ao nosso vídeo no Youtube sobre este tópico). As empresas Pfizer e Moderna acabaram de empregar essa tecnologia à COVID-19.
Em vacinas que utilizam uma proteína do próprio vírus*, como Novavax, ou que contêm a proteína em um vetor viral** inofensivo (uma ferramenta para entregar material genético à célula), como a da Johnson & Johnson, o princípio é o mesmo. A proteína só é introduzida no momento de cada dose e é degradada pelo organismo após um curto período de tempo. As células do sistema imune que reconheceram a proteína permanecem no corpo, prontas para atacar o vírus se ele nos infectar.
Além do mRNA, as pessoas expressaram preocupação com outros ingredientes da vacina [4]. Aqui está uma lista dos ingredientes para as três vacinas mais comuns:
Vacina da Pfizer: RNAm, lipídios ((4-hidroxibutil)azanodiil)bis(hexano-6,1-diil)bis(2-hexildecanoato), 2 [(polietilenoglicol)-2000]-N,N-ditetradecilacetamida, 1, 2-Distearoyl-sn-glycero-3- fosfocholina, e colesterol), cloreto de potássio, fosfato de potássio monobásico, cloreto de sódio, fosfato de sódio dibásico di-hidratado, e sacarose. [5]
Vacina da Moderna: ácido ribonucleico mensageiro (RNAm), lipídios (SM-102, polietilenoglicol [PEG] 2000 dimiristoil glicerol [DMG], colesterol e 1,2-distearoyl-sn-glicero-3-fosfocholina [DSPC]), trometamina, cloridrato de trometamina, ácido acético, acetato de sódio trihidratado e sacarose. [6]
Vacina da Johnson & Johnson: adenovírus recombinante incapaz de replicação tipo 26 expressando a proteína spike SARS-CoV-2, monoidrato de ácido cítrico, citrato trissódico dihidratado, etanol, 2 hidroxipropil-β-ciclodextrina (HBCD), polissorbato-80, cloreto de sódio. [7]
Nenhuma dessas vacinas contém ovos, conservantes ou látex.
Os outros ingredientes, (alguns com nomes longos e complicados) são os nomes químicos para coisas comuns como lipídios, que ajudam na entrega da vacina às células [4]. Outros nomes incluem sais, açúcares e ácidos que ajudam a estabilizar e conservar a vacina antes que ela seja administrada [4]. Todos estes ingredientes estão em quantidades mínimas, e dessa forma não são perigosos para o corpo humano. Componentes como o RNAm ou o vetor viral que contém a proteína também são degradados pelo corpo humano. A longo prazo, apenas suas células imunes que foram treinadas pela vacina permanecem no corpo.
Na maioria dos casos, a razão pela qual os cientistas e especialistas médicos não estão excessivamente preocupados com os efeitos colaterais a longo prazo das vacinas é porque não há componentes nelas que causem efeitos a longo prazo. Isto pode ser confirmado porque os ingredientes foram estudados exaustivamente e foram usados em muitas vacinas anteriormente [8]. No entanto, informe seu médico se você tem alguma alergia ou preocupação sobre a vacinação.
A mensagem mais importante é que não há ingredientes na vacina que sejam associados a efeitos a longo prazo ao corpo humano. Os componentes se degradam rapidamente e não permanecem no organismo. Entretanto, é normal ser cauteloso com os efeitos potenciais de algo com que ainda não estamos familiarizados. Ao analisar os componentes dessas novas vacinas e como elas foram desenvolvidas, fica claro que cada componente foi estudado por muitos anos.
*Proteína - uma molécula que forma a estrutura e dá função aos organismos no nível mais básico. As proteínas consistem de aminoácidos, que podem ser combinados em seqüências variadas para formar estruturas protéicas com diferentes funções nas células.
**Vetor viral - uma estrutura viral modificada que é usada para entregar uma molécula de interesse às células desejadas. As características infectantes e perigosas do vírus original são removidas e essa estrutura age como um veículo que carrega uma molécula que terá algum efeito específico em uma célula alvo. Algumas vacinas e terapias genéticas utilizam vetores virais.
_________________________
Escrito por: Dominique
Editado por: María e Natasha
Traduzido por: Alex
Biodecoded é um grupo de voluntários comprometidos a compartilhar informação científica precisa e confiável. Se você tiver dúvidas sobre esse tópico ou se quiser saber mais, comente abaixo ou nos envie suas perguntas.
Referências (em inglês):
Moyo, N. et al. Efficient Induction of T Cells against Conserved HIV-1 Regions by Mosaic Vaccines Delivered as Self-Amplifying mRNA. Molecular Therapy – Methods & Clinical Development 12, 32-46 (2019). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30547051/
Weide, B. et al. Results of the First Phase I/II Clinical Vaccination Trial With Direct Injection of mRNA. Journal of Immunotherapy 31, 180-188 (2008). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18481387/
First patient dosed in BioNTech Phase II trial of mRNA cancer vaccine. Clinicaltrialsarena.com (2021). Available at: https://www.clinicaltrialsarena.com/news/first-patient-dosed-in-biontech-phase-ii-trial-of-mrna-cancer-vaccine/ (Accessed: 7th July 2021).
A Simple Breakdown of the Ingredients in the COVID Vaccines – COVID-19, Health Topics – Hackensack Meridian Health. Hackensack Meridian Health (2021). Available at: https://www.hackensackmeridianhealth.org/HealthU/2021/01/11/a-simple-breakdown-of-the-ingredients-in-the-covid-vaccines/ (Accessed: 7th July 2021)
U.S. Food and Drug Administration (2021). Available at: https://www.fda.gov/media/144414/download#page=2 (Accessed: 7th July 2021)
U.S. Food and Drug Administration (2021). Available at: https://www.fda.gov/media/144638/download#page=2 (Accessed: 7th July 2021)
U.S. Food and Drug Administration (2021). Available at: https://www.fda.gov/media/146305/download#page=2 (Accessed: 7th July 2021)
Different COVID-19 Vaccines. Centers for Disease Control and Prevention (2021). Available at: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/different-vaccines.html (Accessed: 7th July 2021)
Comments