top of page
Foto do escritorRenard

Mito I: Chips Nas Vacinas Contra COVID-19

Provavelmente um dos mitos mais infames que influenciam a confiança pública nas vacinas contra COVID é a alegação de que elas contêm microchips. A provável origem desse mito é tão interessante quanto ele próprio. Ike Sriskandarajah, um escritor do portal Verge, encarregou-se de investigar o início desse mito. Em colaboração com Joan Donovan, diretora de pesquisa do Centro Shorenstein sobre Mídia, Política e Políticas Públicas, cuja pesquisa tem um foco particular no extremismo online, manipulação da mídia e campanhas de desinformação, eles encontraram a origem do mito num fórum do site Reddit 'Pergunte-me qualquer coisa' [1,2].

Bill Gates participou do fórum para responder às perguntas relativas à pandemia. Ele chegou ao ponto de prever que no futuro todos nós possuiríamos um passaporte digital para nossos registros de saúde, possivelmente na forma de uma carteira de vacinação digital. Um site sueco de biohacking, que encorajou a idéia de usar microchips implantáveis para monitorar biometria, leu o comentário de Bill Gates e publicou uma história com o título "Bill Gates usará implantes de microchips para combater o coronavírus".

Não surpreendentemente, a história se espalhou de forma rápida, especialmente quando o controverso pastor Adam Fannin conduziu um sermão no YouTube (atualmente removido) afirmando que as vacinas conterão um microchip com a intenção de despovoar e rastrear a população global [1]. Plataformas de mídia social como a TikTok pegaram a história e continuaram a espalhar a desconfiança em relação aos governos e aos ricos e poderosos.

A Verdade:

Nenhuma das vacinas contra COVID atualmente disponíveis contém microchips. Katie Schoolov, uma produtora digital da CNBC, entrevistou Matt Laurens, um especialista em doenças infecciosas pediátricas da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland e também co-investigador nos testes de fase três das vacinas contra COVID da Moderna e da Novavax.

Há três razões pelas quais não faz sentido as vacinas conterem um microchip. Para começar, devido ao tamanho de um microchip, ele não cabe na seringa típica usada para vacinas, tornando impossível a injeção. Em segundo lugar, um microchip precisaria de energia, e encontrar uma fonte de energia no corpo é difícil. Finalmente, transmitir um sinal através de uma polegada de músculo, pele e gordura para um dispositivo remoto é extremamente difícil [3].


___________________________________________________

Escrito por: Renard

Editado por: María e Natasha

Traduzido por: Alex


Biodecoded é um grupo de voluntários comprometidos a compartilhar informação científica precisa e confiável. Contudo, nós não oferecemos recomendações médicas. Se você tiver dúvidas sobre tomar uma vacina devido a condições de saúde pré-existentes, fale com seu médico ou profissional da saúde. Seu médico pode analisar seu histórico e dar as melhores recomendações de como prosseguir. Se você tiver dúvidas sobre o tópico desse post ou quiser aprender mais, comente abaixo ou nos envie suas questões.


Referências (em inglês):


  1. Where did the microchip vaccine conspiracy theory come from anyway?. The Verge (2021). Available at: https://www.theverge.com/22516823/covid-vaccine-microchip-conspiracy-theory-explained-reddit. (Accessed: 10th October 2021)

  2. Joan Donovan. Hks.harvard.edu (2021). Available at: https://www.hks.harvard.edu/faculty/joan-donovan. (Accessed: 10th October 2021)

  3. Black, E. & Schoolov, K. Why the Covid vaccines can’t contain a tracking microchip or make you magnetic. CNBC (2021). Available at: https://www.cnbc.com/video/2021/10/01/why-theres-no-5g-tracking-microchip-in-the-covid-vaccine.html. (Accessed: 10th October 2021)

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page