Conforme as restrições da COVID-19 começaram a ser diminuídas nos últimos meses, houve notícias sobre um novo vírus: VSR (ou RSV, em inglês). VSR significa vírus sincicial respiratório, que é o nome oficial de um vírus respiratório contagioso e comum que ataca as células dos pulmões e gera sintomas desagradáveis do resfriado comum - coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e perda de apetitite [1,2] (CDC, Mayo clinic). Enquanto este tipo de vírus* comum tende a aparecer no inverno, o VSR ganhou um nome inesperado no verão (do hemisfério norte).
Por que isto está acontecendo? Como as recomendações de uso de máscara foram retiradas em algumas regiões, as barreiras protetoras que impediram a propagação de todos os vírus contagiosos, da COVID ao resfriado comum, desapareceram. O VSR, que também se espalha a partir de gotículas respiratórias, foi capaz, portanto, ressurgir antecipadamente.
Este ano, ao contrário de antes da pandemia, quando não havia o uso generalizado de máscaras e medidas de distanciamento social, os casos de VSR foram maiores em agosto de 2021 do que em janeiro de 2021. Ao longo de toda a pandemia, houve baixo número de casos para RSV, em torno das dezenas. No entanto, neste verão (do hemisfério norte), há milhares de casos. De acordo com o CDC (Estados Unidos), houve cerca de 20 casos em janeiro, enquanto em agosto o VSR chegou a cerca de 3000 casos. Aqui estão os casos relatados pelo CDC mês a mês nos últimos anos [3] (link para os valores do CDC). Esses casos apareceram mais cedo no ano do que normalmente acontece (durante os meses mais frios).
Embora a história recente possa fazer com que você se preocupe com um novo vírus se espalhando, o VSR não é um motivo de preocupação novo. Contrair esse vírus normalmente deixa os adultos se sentindo mal por no máximo duas semanas, sem conseqüências a longo prazo. Entretanto, como qualquer vírus, é importante lembrar que crianças pequenas e pessoas imunocomprometidas estão vulneráveis a sérias complicações que podem exigir hospitalização. O VSR é uma preocupação comum dos pais de crianças pequenas, pois a bronquiolite e a pneumonia podem se desenvolver em crianças menores de um ano, especialmente porque os sistemas imunológicos delas ainda estão se desenvolvendo [4][5](CDC, webmd).
Se você achar que tem VSR, o único tratamento sugerido é repouso e hidratação, como o recomendado para um resfriado comum. Como mencionamos este artigo, você não pode tratar os vírus com antibióticos. Somente pessoas que desenvolverem infecções graves deverão receber tratamento em um hospital.
À medida que a sociedade retornar progressivamente às regras sanitárias de antes da pandemia, veremos um surto de vírus como o VSR. Isto indica um retorno ao nível de infecções virais que víamos antes da pandemia e não é motivo para preocupação. Isso também ilustra a eficácia do uso das máscaras, distanciamento social e isolamento quando estivermos doentes. Estas são algumas medidas básicas que nós, como sociedade, devemos considerar manter para proteger aqueles que estão a nossa volta sempre que nos sentirmos doentes, mesmo depois do fim da pandemia.
*Vírus - é um agregado de moléculas mais simples do que uma célula. Eles podem ser encontrados no meio-ambiente ou dentro de organismos vivos. Eles têm que infectar uma célula e usá-la para se multiplicarem, já que não podem se multiplicar por si mesmos. Os vírus consistem de ácidos nucléicos (DNA ou RNA), uma cápsula de proteína que contém esses ácidos nucléicos e, às vezes, um envelope externo de lipídios. A gripe, o sarampo, a AIDS e a Covid-19, por exemplo, são causadas por vírus.
_________________________
Escrito por: Dominique
Editado por: María e Natasha
Traduzido por: Alex
Biodecoded é um grupo de voluntários comprometidos a compartilhar informação científica precisa e confiável. Contudo, nós não oferecemos recomendações médicas. Se você tiver dúvidas sobre tomar uma vacina devido a condições de saúde pré-existentes, fale com seu médico ou profissional da saúde. Seu médico pode analisar seu histórico e dar as melhores recomendações de como prosseguir. Se você tiver dúvidas sobre o tópico desse post ou quiser aprender mais, comente abaixo ou nos envie suas questões.
Referências (em inglês):
Learn about Respiratory Syncytial Virus Infection (RSV). Centers for Disease Control and Prevention (2021). Available at: https://www.cdc.gov/rsv/index.html (Accessed: 24th September 2021)
Respiratory syncytial virus (RSV) – Symptoms and causes. Mayo Clinic (2021). Available at: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/respiratory-syncytial-virus/symptoms-causes/syc-20353098 (Accessed: 24th September 2021)
RSV Numerator Data for the US. Cdc.gov (2021). Available at: https://www.cdc.gov/surveillance/nrevss/images/trend_images/RSV14Num_Nat.htm (Accessed: 24th September 2021)
Learn about RSV in Infants and Young Children. Centers for Disease Control and Prevention (2021). Available at: https://www.cdc.gov/rsv/high-risk/infants-young-children.html (Accessed: 24th September 2021)
Respiratory Syncytial Virus (RSV). WebMD (2021). Available at: https://www.webmd.com/lung/rsv-in-babies (Accessed: 24th September 2021)
Comments