top of page
Foto do escritorNicole

Vovó e a Máscara

“A vovó já está vacinada... então por que ela ainda precisa usar a máscara?” - a criança perguntou para sua mãe. “Ela só tomou uma dose da vacina” – respondeu a mãe – “e nós ainda precisamos esperar pela segunda dose e mais algum tempo depois disso para que o sistema imune dela esteja preparado”. Mesmo assim, a criança, curiosa, continuou: “Mas e depois disso?”. Essa é uma pergunta que passou pela cabeça de muitas pessoas repetidamente. Muitas pessoas esperam que, se as vacinas funcionarem, a vida poderá voltar ao “normal”, sem máscaras, quarentena e distanciamento social. Contudo, a realidade é um pouco diferente.

A vacinação ajuda a prevenir um caso sério de COVID-19. Enquanto a vacina proporciona uma proteção muito necessária à vovó, pesquisadores precisam continuar avaliando como vacinas poderão conter o avanço da transmissão de COVID-19. Portanto, mesmo depois da segunda dose, a vovó ainda precisa continuar usando a máscara para proteger o restante da comunidade, até que as autoridades sanitárias digam o contrário. Autoridades como o órgão americano CDC detalharam ocasiões em que a vovó poderia tirar a máscara como, por exemplo, quando ela estiver junto com outras pessoas que também estão vacinadas em espaços fechados [1].

A vacina está ensinando ao sistema imune da vovó como enfrentar uma infecção pelo vírus* SARS-CoV-2 (o que causa a doença COVID-19). Então, se a vovó for exposta ao vírus causador da COVID-19, ela provavelmente não irá ficar seriamente doente. Algumas pessoas acreditam que a vacina cria uma barreira invencível em volta da vovó a protegendo da infecção. No entanto, isso não é correto e a realidade é um pouco mais complicada. Graças a vacina, a vovó poderá combater o vírus de forma eficaz sem ficar seriamente doente. Mesmo assim, ainda é possível que, durante o breve período em que ele estiver combatendo o vírus, ela transmita o vírus a outras pessoas. Como crianças ainda não estão sendo vacinadas, pessoas como a vovó (que se vacinou e usa máscara) são a maior proteção contra a COVID-19. Ainda, apesar de as vacinas serem muito úteis, elas não são perfeitas e não queremos o risco de 3% dela ficar doente [2], mesmo que seja com sintomas leves. Isso é especialmente válido considerando as novas variantes do vírus SARS-CoV-2 que estão em circulação. Por isso é melhor continuar seguindo as recomendações sanitárias após estar vacinado: usar máscara cobrindo nariz e boca, manter o distanciamento social e lavar as mãos. Com mais tempo e pesquisa, os cientistas saberão muito mais detalhes sobre a possibilidade de prevenir a transmissão através das vacinas e a duração da imunidade após tomar a vacina.

Para mais informações, você pode consultar:


*Vírus - é um agregado de moléculas mais simples do que uma célula. Eles podem ser encontrados no meio-ambiente ou dentro de organismos vivos. Eles têm que infectar uma célula e usá-la para se multiplicarem, já que não podem se multiplicar por si mesmos. Os vírus consistem de ácidos nucléicos (DNA ou RNA), uma cápsula de proteína que contém esses ácidos nucléicos e, às vezes, um envelope externo de lipídios. A gripe, o sarampo, a AIDS e a Covid-19, por exemplo, são causadas por vírus.


————————————-

Escrito por: Nicole

Editado por: Adrian e Natasha

Traduzido por: Alex


Biodecoded é um grupo de voluntários comprometidos a compartilhar informação científica precisa e confiável. Contudo, nós não oferecemos recomendações médicas. Se você tiver dúvidas sobre tomar uma vacina devido a condições de saúde pré-existentes, fale com seu médico ou profissional da saúde. Seu médico pode analisar seu histórico e dar as melhores recomendações de como prosseguir. Se você tiver dúvidas sobre o tópico desse post ou quiser aprender mais, comente abaixo ou nos envie suas questões.


Referências (em inglês):


  1. Stay up to date with the vaccines (2021). CDC. Available at: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/fully-vaccinated.html (Accessed 3 April 2021).

  2. **97% effectiveness of Pfizer vaccine to prevent symptomatic COVID-19 infection two weeks after second dose, as reported in the press release. Available at: https://www.pfizer.com/news/press-release/press-release-detail/real-world-evidence-confirms-high-effectiveness-pfizer] (Accessed 3 April 2021).

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page