Não é possível ver microrganismos a olho nu. Precisamos de equipamentos especiais, como microscópios, para detectar a grande variedade de pequenos organismos que nos rodeiam. Há um mundo inteiro em um grão de terra no chão, cheio de microorganismos como as bactérias*.
Mesmo que vírus** e bactérias sejam quase invisíveis ao olho humano, eles não são nada parecidos. A principal diferença é que os vírus não estão sequer vivos. Um vírus é um "parasita" dependente que precisa infectar uma célula para sobreviver. Assim, um vírus contém material genético, mas precisa de uma célula viva para fornecer a maquinaria para sua replicação. Em outras palavras, os vírus precisam infectar uma célula para "se reproduzir" e formar novos vírus.
Em comparação, as bactérias estão vivas porque normalmente podem levar vidas "independentes". Em vez de infectar outras células para se propagar, as bactérias podem se reproduzir por um processo chamado fissão binária, onde se separam para formar duas células filhas idênticas. Dependendo de sua membrana e estrutura, as bactérias podem ser classificadas como Gram positivas (+) ou Gram negativas (-). Isto é relevante para determinar o tipo de antibiótico que ajudará no combate a uma infecção bacteriana. Além disso, há muitas espécies de bactérias. Por exemplo, algumas utilizam a energia da luz solar para sobreviver, outras quebram os resíduos, ou nos ajudam a digerir os alimentos. Na verdade, muitas delas são boas e não nos fazem mal!
Embora as bactérias pareçam pequenas em comparação com os seres humanos, elas são gigantes em comparação com os vírus. As bactérias têm uma maquinaria celular relativamente complexa, enquanto a estrutura dos vírus é muito mais simples. Os vírus são compostos apenas de material genético que está preso dentro de uma estrutura de proteína, que pode ou não ter também uma camada de "gordura" (o envelope) [1].
Finalmente, as infecções virais e bacterianas também são diferentes. Exemplos de infecções virais são COVID-19, poliomielite, influenza e AIDS. Por outro lado, exemplos de infecções bacterianas são o tétano, tuberculose, ou estreptococos. Curiosamente, existe um tipo de vírus que é projetado para infectar bactérias - esses vírus que infectam bactérias são chamados de bacteriófagos [2]. Enquanto as infecções bacterianas podem ser tratadas com antibióticos, os antibióticos não podem fazer nenhum dano a um vírus, e é por isso que um tipo diferente de medicamento, os antivirais, é necessário.
Como antibióticos e antivirais são respectivamente para bactérias e vírus, é importante ir ao médico para garantir que você esteja tomando a medicação correta. Caso contrário, você pode tomar um medicamento que não tem nenhum efeito sobre a infecção. Mais sobre isso nos próximos artigos aqui no Blog!
*Bactérias - microorganismos invisíveis a olho nu que consistem de uma única célula, embora possam se agrupar para formar colônias ou estruturas chamadas de biofilmes. Algumas bactérias são patogênicas, ou seja, causam doenças, como a Salmonella enterica, enquanto outras são benéficas à nossa saúde, como as que normalmente se encontram dentro do intestino.
**Vírus - é um agregado de moléculas mais simples do que uma célula. Eles podem ser encontrados no meio-ambiente ou dentro de organismos vivos. Eles têm que infectar uma célula e usá-la para se multiplicarem, já que não podem se multiplicar por si mesmos. Os vírus consistem de ácidos nucléicos (DNA ou RNA), uma cápsula de proteína que contém esses ácidos nucléicos e, às vezes, um envelope externo de lipídios. A gripe, o sarampo, a AIDS e a Covid-19, por exemplo, são causadas por vírus.
________________________
Escrito por: Nicole
Editado por: María e Natasha
Traduzido por: Alex
Biodecoded é um grupo de voluntários comprometidos a compartilhar informação científica precisa e confiável. Se você tiver dúvidas sobre esse tópico ou se quiser saber mais, comente abaixo ou nos envie suas perguntas.
Referências (em inglês):
What’s the difference between bacteria and viruses?. Imb.uq.edu.au (2021). Available at: https://imb.uq.edu.au/article/2020/04/difference-between-bacteria-and-viruses (Accessed: 9th June 2021)
Kasman LM, Porter LD. Bacteriophages. StatPearls (2021). Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493185/
Comentarios